quarta-feira, 20 de maio de 2009

Tenque matar a vaquinha

Certa vez um velho sábio e seu discípulo passando por uma cidadezinha e avistaram uma casa, pequena, com uma vaquinha magra e um pouco de milho rasteiro ao chão, os moradores desta casa muito humildes com as roupas com remendos e trapos.

Vendo eles, o sábio passando próxima a sua casa resolveram parar e pedir-lhes para entrar, sendo assim, o sábio e seu discípulo entraram e foram servidos com uma xícara de chá e um pouco de queijo.

Passando-se as horas o pai da casa pediu para que ficassem, o sábio pediu então que dormisse no celeiro; ao amanhecer, o sábio chama seu discípulo e decide ir embora.

–Mas mestre, não vamos nos despedir? – disse o discípulo.

-Não – Disse o mestre – pegue suas coisas e traga a vaquinha e jogue ela do penhasco logo há frente.

- Mas mestre, pode ser a única coisa que eles têm?

- Não importa traga com a gente.

Então se fez o que o mestre mandou.

Passados alguns anos, passando ali naquele mesmo lugar, o discípulo reconheceu o ambiente e lembrou-se da vaca que ele derrubara, mas a casa estava diferente, mais arrumada, com mais flores e frutos nas arvores.

- Olha mestre, era aqui a casa das pessoas com a vaca, não é mesmo? Devem ter passado fome e foram obrigados a vender a casa.

Mas ao se aproximarem da casa o discípulo percebeu que eram as mesmas pessoas que estavam ali antes. Então perguntou ao sábio.

- Mestre, são as mesmas pessoas, o senhor sabia disto?

- É meu caro, as pessoas estão muito acostumadas do jeito que estão, era preciso matar a vaquinha para que eles fossem procurar algo novo, algo que jamais tinham visto antes.

É meus caros, às vezes estamos tão bem como estamos que não nos preocupamos com nosso futuro, como dizem “deixa do jeito que ta, que ta bom” sem perceber que pode ter coisas muito melhores do que ficar como estamos.